Programa Menor Aprendiz Bevap
8 de agosto de 2019
MasterCana CentroSul: Bevap é Premiada em 9 Categorias
3 de setembro de 2019
Mostrar Todos

Case Bevap: Arte na Produção de Cana

Campeã do Ranking de Produtividade do CTC na safra 2018/19; classificada como Excelência Operacional Agrícola no Rating da Benri, com nota AAA; e Usina do Ano em Performance na Área Agrícola no Prêmio MasterCana Centro/Sul que aconteceu ontem a noite, a Bevap tornou-se referência como estado da arte na produção de cana.

Alta produtividade da Bevap é fruto da integração de diversas tecnologias

“Investir em tecnologia para ter ganhos de produtividade e, assim, reduzir os custos é a premissa da Bevap para vencer os grandes desafios locais e conjunturais que enfrentamos”, explica Hermes Augusto Guimarães Arantes, gerente de divisão agrícola da Bevap.

E os resultados são visíveis. Nesta safra a Bevap está apresentando uma produtividade média de 108 TCH (toneladas de cana por hectare), até 31 de julho, e um custo do CT (colheita e transbordo) de R$ 14,6 por tonelada de cana.

Quando fala dos desafios locais, Hermes se refere à dificuldade climática, que gera uma dependência total da irrigação, e da carência inicial por mão de obra qualificada na região onde a usina está localizada, em João Pinheiro, no noroeste de Minas Gerais, distante cerca de 700km das tradicionais regiões produtoras de cana.

Para obter alta produtividade e vencer os desafios naturais e os econômicos, haja visto que a usina entrou em operação exatamente num momento de quedas drásticas nos preços do etanol e do açúcar, a Bevap apostou no Desenvolvimento de Mão de Obra qualificada, em pesquisas de variedades e técnicas mais adequadas ao seu ambiente de produção e na Transformação Digital, que permitiu a integração das operações em tempo real e uma rica gestão e governança de todos os processos agrícolas.

Para trazer mais detalhes sobre as premissas e as tecnologias que a Bevap adota, o Hermes vai apresentar palestra no 3º Usinas de Alta Performance Agrícola, evento de conteúdo técnico da Fenasucro & Agrocana 2019.

Fonte: Jornal Cana.