Bevap, energia que renova.
Responsabilidade
Socioambiental
Importante desafio para uma empresa se manter competitiva e perene é a criação de valor duradouro e sustentável para os seus stakeholders. Para atender esse objetivo, redesenhamos os planos estratégicos da companhia, definindo os nossos temas prioritários através da primeira matriz de materialidade construída com a participação de públicos internos (acionistas, diretores e colaboradores) e externos (fornecedores, clientes, credores, ONG’s, entidades governamentais e comunidade em geral).
Essa é uma jornada que tem guiado as práticas diárias da Bioenergética Vale do Paracatu S.A. (“Bevap”). Afinal, é sobre esse compromisso com todos os stakeholders que a nossa missão corporativa se alicerça. Orientamos a estratégia da companhia nos Indicadores ESG, e é sobre esses três eixos que a nossa gestão está calcada, fortalecida pelos seus sete temas prioritários:
Social
Trata-se de todo capital humano que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. Isso inclui, além de seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a seu entorno e a sociedade em geral.
Desenvolver ações socialmente sustentáveis vai muito além de, por exemplo, dar férias e benefícios aos funcionários. Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos direta ou indiretamente envolvidos.
Econômico
Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.
Além disso, seu desenvolvimento econômico não deve existir às custas de um desequilíbrio nos ecossistemas a seu redor. Se uma empresa lucra explorando as más condições de trabalho dos funcionários ou a degradação do meio ambiente da área à sua volta, por exemplo, ela definitivamente não está tendo um desenvolvimento econômico sustentável, já que não existe harmonia nas relações estabelecidas.
Ambiental
Por fim, o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos.
O desenvolvimento sustentável busca, em primeiro lugar, minimizar ao máximo os impactos ambientais causados pela produção industrial. Caso não seja esse o objetivo, provavelmente estaremos falando muito mais de estratégias de marketing do que de sustentabilidade de fato.
Relatório de
Sustentabilidade
A Bevap realiza suas atividades produtivas em conformidade com as boas práticas de sustentabilidade. Por isso, investe em uma série de atividades e ações de cunho socioambiental, qualidade, complaince e de inovação tecnológica, mensurando e medindo resultados através do seu relatório de sustentabilidade, cujo objetivo é ter sempre uma energia que se renova em ações sustentáveis. Nesse sentido a Bevap apresenta o primeiro relatório de sustentabilidade seguindo as exigências da GRI de padrões internacionais.