Localização

e região alocada

Implantada no noroeste do Estado de Minas Gerais, município de João Pinheiro, na região do Vale do Rio do Paracatu, a Bevap está posicionada estratégicamente em relação aos mercados consumidores locais e vias de exportação.

A região caracteriza-se pelo relevo plano, com diversidades de solos, ótima disponibilidade de recursos hídricos, altitude e condições climáticas ideais para o cultivo de cana-de-açúcar

O alto índica de luminosidade e temperatura são ideais para o crescimento da cana durante todo o ano, resultando em maior produtividade. O período de inverno sem chuvas favorece a maturação da cana e a topografia regular contribui para a completa mecanização agrícola.

Referência

em Tecnologia

A Bevap é também uma das usinas mais avançadas tecnologicamente no Brasil para a produção de etanol, açúcar e co-geração de energia elétrica. A empresa contribui de forma significativa com a economia da região e do estado.

A energia elétrica é gerada a partir da queima do bagaço de cana. Parte dela garante a autossuficiência para a usina e o excedente é destinado à comercialização pelo sistema nacional de distribuição. Processos modernos e ecologicamente responsáveis atendem a uma demanda cada vez maior por energia limpa e renovável.

Setor

agrícola

Além do plantio próprio da usina, a cana-de-açúcar também é obtida por meio de parcerias com produtores localizados próximos a Bevap.

O setor agrícola desenvolve plantio e colheita 100% mecanizados com equipamentos modernos monitorados via satélite, garantindo assim, precisão e eficiência no processo.

A completa mecanização da colheita, além de beneficiar o trabalho no campo e reduzir custos consideráveis, proporciona vários benefícios ambientais. Por meio do método da colheita mecanizada, evita-se a queima de palha e impede danos ao meio ambiente.

A Bevap se destaca também por ter 100% da sua área irrigada, utilizando-se da irrigação por aspersão e aproveitamento da vinhaça, sendo a irrigação um fator de diferenciação em produtividade e longevidade do canavial. A Bevap também é pioneira na implantação da irrigação por gotejamento na cana-de-açúcar, um processo com maior eficiência na aplicação de água e nutrientes localizados e consequentes ganhos ao meio ambiente.

Setor

industrial

Os ganhos na produção industrial devem-se aos novos equipamentos e à otimização da planta industrial da Bevap, possibilitando uma flexibilidade na produção de etanol ou açúcar.

O sistema totalmente automatizado permite integração e comunicação entre as áreas operacionais, com menor participação humana e maior desempenho no processo produtivo.

A Bevap pratica a emissão controlada de gases, monitorando os procedimentos de coleta, retenção, transposição e destinação dos resíduos, a fim de evitar as contaminações do solo, ar, águas subterrâneas e mananciais.

Produção

A Bevap busca constantemente a evolução e inovação tecnológica em todos os setores. Em toda área agrícola e industrial, o objetivo da Bevap é aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, destinar o uso correto e tratamento dos resíduos. Na Bevap, nada se perde, tudo se transforma.

Co-Geração de Energia

A energia é o produto mais valorizado da Bevap, sendo a co-geração de energia elétrica otimizada ao máximo. Para aperfeiçoar ainda mais a produção de energua, geradores foram especialmente projetados, garantindo maior eficiência no processo de geração.

Conheça nossa

Missão, Visão e Valores