A Bevap assinou ontem (29/10/2019), a Declaração dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU, durante a conferência internacional da Dataagro, em SP.
Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.
Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.
Conheça os sete princípios de Empoderamento das Mulheres
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
A adesão do setor sucroenergético
Representantes do setor sucroenergético se reuniram no evento para aderir a iniciativa. Ao todo dezoito empresas assinaram a declaração, entre elas: Biosev, Bevap, Atvos, São Martinho, Raízen, VLI, Copersucar, Cofco, Adecoagro, Corurípe, Agropeu, Delta Sucroenergia, Bio Aroeira, Bioenergética Aroeira, Agropéu e Jatiboca.
A declaração visa ampliar o mercado de trabalho para as mulheres no setor sucroenergético, cujo percentual é em torno de 9,1%. A Bevap ressalta o seu comprometimento com as políticas para ampliação da contratação de mulheres, bem como para o tratamento igualitário entre homens e mulheres.
Durante o evento, a consultora da ONU Mulheres no Brasil, Maristella Iannuzzi deu uma palestra ressaltando a maior necessidade da diversidade no setor sucroenergético, pautada pelo equilíbrio e o respeito.
Bevap, pensando no presente e no futuro.
Fonte: Siamig